Neste trabalho irei-vos falar do NVU, um editor HTML, para o Linux. Escolheu-se este programa por ser um Open Source (Para quem não sabe, um Open Source é um programa ao qual temos acesso ao código).
O que é um editor HTML?
Antes do mais HTML quer dizer: Hyper Text Markup Language.
É uma linguagem de marcação (Em informática, uma linguagem de marcação é um conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados, com o fim de adicionar informações particulares sobre esse texto ou dado) utilizada para produzir páginas na Web.
Os documentos HTML podem ser lidos e interpretados por vários navegadores.
Antes de mais vamos ao site http://www.nvu.com para fazer o download do programa. Neste teste usamos o Suse 10.2, na página não aparecerá o Suse, mas testei e vi que o programa indicado po Fedora, corre no Suse por isso fiz o download desse.
Depois do download feito, iremos aonde ele está e irá aparecer o seguinte icon:
Com essa pasta assim a única coisa que lhe podemos fazer é extrair os ficheiros que estão lá dentro, porque esta pasta é como se fosse uma pasta Winrar, pois tem os ficheiros comprimidos, para descomprimir faz-se o seguinte:
Este programa curiosamente experimentei-o tanto no Windows como no Linux, e em ambos não foi necessario qualquer instalação, bastava fazer estração das pastas comprimidas procurar o executavél no caso do Windows, e este icon que vemos aqui no Linux.
Conclusão
Através destes testes poderemos concluir que a parte da “instalação” do NVU, é muito simples, quanto à sua utilização não posso-vos explicar por duas razões, a primeira é que acho o programa um pouco complexo, e a segunda que é a que talvez influencie a primeira, é que fui ensinado e perdi muito tempo a fazer páginas Web, no Frontpage, então isso influencia muito estas razões.
Sem comentários:
Enviar um comentário