terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Modelaçao 3D Blender







BLENDER







Blender (ou blender3d) é um programa open source, que está sendo desenvolvido pela Blender Foundation, que é usado para modelagem tridimensional, redimenciona gráficos , animações tridimensionais, e aplicações interactivas em 3D, como jogos, apresentações e outros. O Blender está disponível para diversos sistemas operacionais, como Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, Solaris, FreeBSD, IRIX, Darwin, BeOS, iPaq.

O Blender tem uma robusta funcionalidade similar à outros software 3D comerciais, tais como o Maya, Softimage|XSI, 3ds Max e Cinema 4D. Estas características incluem avançadas ferramentas de simulação tais como Dinâmica Rígida de Corpos (rigid body dynamics), Dinâmica de Fluídos (fluid dynamics), e Dinâmica Macia de Corpos (soft body dynamics), avançadas ferramentas de modelagem, poderosas ferramentas de animação de personagens, e sistema de materiais baseados em Nó (Node Materials) e um Motor de jogo com suporte a linguagem de programação Python (serve tanto para o motor de jogo, quanto para o programa) embutida.


O blender foi lançado em 1998, o sistema utilizado é multiplataforma e género é tridimensional e a sua ultima versão foi lançada em 16 de Fevereiro de 2007 e é a versão 2.43.

O programa blender é gratuito e para fazer o download basta ir ao site da blender (http://www.blender.org/ ).

O blender vem em inglês mas há uma forma de o mudar para português desta seguinte forma como na vídeo em baixo :




VERSÕES

Versão 1.0

Esta foi a primeira versão do Blender, e estava disponível apenas para o sistema operacional IRIX.

Versão 2.04

Esta foi a última versão para sistemas operacionais para IPAQ.

Versão 2.11

Esta foi a última versão para sistema operacional BeOS.

Versão 2.33

Esta foi a última versão para sistema operacional Darwin.

Versão 2.37a

Esta foi a última versão para sistema operacional IRIX.

Versão 2.41

O foco desta versão foi o desenvolvimento de jogos. Foram adicionadas novas ferramentas tais como sombreamento GLSL e possibilidade de usar múltiplos materiais e mapas UV.

Versão 2.42

A versão do Blender 2.42 tem vários incrementos e melhorametos nas suas ferramentas. O foco desta versão é a modelagem e animação. Foi disponibilizada em 14 de julho de 2006.

Versão 2.42a

Actualização da versão 2.42, visando corrigir alguns bugs, que se seguem:
O Game Player não funcionava, para todos os sistemas operacionais.
A versão para Linux foi recompilada com Python 10.4.3
Materiais: O programa quebrava, para materiais vazios em Halo
Materiais: Os botões de copia/cola não funcionavam apropriadamente para NodeTrees
Scripts: mesh_skin não funcionavam
Scripts: vrml97_export estava com mal funcionamento
Sequenciador: Erro na Gamma
Esta versão foi disponibilizada em 25 de Julho de 2006.

Versão 2.43

Cérbero, o cão de três cabeças de Hades, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.

Espécie de animal meio homem meio ave, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.

Lançado em 16 de Fevereiro de 2007 a versão 2.43.[1]. Os projectos para a versão 2.43 (Blender 2.43, Blender 2.43 game demos - gráficos, Blender 2.43 game demos - físicas e Blender 2.42 regression suite) estavam em andamento. A construção foi iniciada 11 de Dezembro de 2006. Estiveram abertas, competições de selecção. Uma delas foi a selecção da tela de entrada do Blender3D. A melhor tela foi colocada nesta versão.


Exemplo de criação feita nesta nova versão de blender:





Cérbero, o cão de três cabeças de Hades, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.



Características Blender


Blender possui as seguintes características:

• Permite criar visualizações de espaços tridimensionais, imagens estática e videos de alta qualidade
• Edição de audio e sincronização de video
• Características interactivas para jogos como detecção de colisões, recriações dinâmicas e lógica.
• O Blender aceita formatos gráficos como TGA, JPG, Iris, SGI, ou TIFF.
• Possui um Motor de jogos 3D integrado
• Permite gravar os jogos em formato stand-alone, para que possam ser executados sem precisar do Blender (.exe, elf binary, etc);
• Sistema de partículas estácticas para simular cabelos e revestimentos.
• Trabalha com malhas, superfícies, curvas, textos, metaball, curvas de deformação e edição proporcional;
• E todas estas características num programa com apenas 5mb !







Imagem de demonstração do blender em funcionamento





Álguns links para informação Blender


Informação sobre a ultima versão do blender (em inglês):

http://www.blender.org/development/release-logs/blender-243/




Tutoriais:

http://www.blendernation.com/category/tutorials/

http://adriano.proceduralbase.org/

http://raph.com/3dartists/tutorials/t-blender.html

http://br.geocities.com/wendellqramos/


Fóruns:

http://www.blender.org/forum/ (fórum oficial)

http://www.webtutoriais.com/forum/index.php?showtopic=5303




Vídeo de um filme feito no blender (elephants dream) :





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