sexta-feira, 23 de março de 2007

Aplicações Google

Neste trabalho irei expor algumas aplicações do Google, para o Linux, e tentar também expor algumas que não dão.
Para começar o Linux que estou a usar é o Suse 10,2, onde instalei o Google earth, a aplicação mais conhecida do Google:
O Google Earth é um programa que tem a função de apresentar um modelo tridimensional da Terra, construído a partir de fotografias de satélite. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros. O programa é parecido, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps(do qual falarei a seguir).

O Google Maps é como dizia ainda agora é parecido com o Google Earth, no entanto o Google Maps não necessita de instalar qualquer programa basta ir ao site (http://maps.google.com/ ), onde teremos acesso aos mapas personalizados da Terra, neste caso não conseguiremos ver as figuras tridimensionais, pois sera uma especie de planisferio, mas neste caso escolhemos a zona onde queremos ir e clicando-lhe duas vezes consecutivamente, na zona que queremos, este mustrará o mapa com nome das ruas e tudo mais.

O Google Talk é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pelo Google, baseado no protocolo aberto Jabber. O Google Talk beta foi lançado dia 24 de Agosto de 2005.
Com uma interface simples, o Google Talk traz o básico dos recursos de mensagens instantâneas de texto e voz. Tornando-se conhecido pela sua versão de lançamento pesar menos de um MB. O programa também funciona como notificador de novos e-mails em contas do GMail. Para utilizar o Google Talk é preciso ter uma Conta Google.
Este já é um programa que ainda não existe para o Linux apesar de haver alternativas(Tapioca - http://tapioca-voip.sourceforge.net/wiki/index.php/Tapioca).

O Gmail é um serviço gratuito de e-mail. Actualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site.
Este serviço de e-mail revolucionou os já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1Gb de espaço de armazenamento, enquanto que Yahoo! e Hotmail, que ofereciam 6Mb e 2Mb, respectivamente, viram-se obrigados a rever a questão de espaço disponível para continuarem a ter condições de concorrenciacomercial. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos por todo o mundo.
A novidade mais recente foi a incorporação do Google Talk no Gmail, e a abertura de novos cadastros para todo o público.

Picasa é um programa de computador de edição digital de fotografia cuja função é organizar a coleção de fotos digitais presentes em um determinado computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas por parte do usuário do software. Foi criado pela empresa Picasa, Inc., adquirida em julho de 2004 pelo Google. A partir de então, a empresa norte-americana passou a oferecer o programa gratuitamente em sua página na Internet.
Não compatível com o Linux.

Google Desktop é um aplicativo de busca no desktop que permite encontrar textos em mensagens de e-mails, arquivos do seu próprio computador, bate-papo e páginas webs visitadas.
Ao habilitar seu computador para buscas, o programa permite ver facilmente a sua informação e evita ter que organizar seus arquivos, mensagens e marcadores.

Também temos a opção de instalar o Google Pack, que traz vários programas, incluindo três pacotes do Google, os programas são “Google Desktop, Barra de ferramentas google, e Picasa”. Tem também alguns programas opcionais, como por exemplo o Norton Antivirus 2005, Mozzila e Adobe Reader.

Na busca das aplicações encontrei um site onde poderemos ir ver todas as aplicações as que eu expos e todas as outras que existem, o que são mesmo muitas.
http://undergoogle.com/
Pelo que andei a investigar, todos os programas funcionam através do emulador Wine(se quiseres saber mais sobre Wine procura nas edições de janeiro).


Agora irei explicar a instalação do Google Earth que se efectua da seguinte maneira:
Podes ir ao site http://earth.google.com/download-earth.html
Onde irás fazer o download para obteres este icon aqui mostrado, clicas duas vezes no icon e a instalação começará.





Irás ter esta janela assim, sendo assim parecido com as instalações do Windows.















Mal acabe aparece esta janela assim, carregas em Start e a aplicação começará a correr.













Este será o aspecto gráfico do Google Earth, para sair é como os aplicativos normais, fexa-se a janela, mas continuará uma janela aberta, na intalação que depois não volta mais aparecer, que basta carregar numa tecla qualquer para ela fexar.

quinta-feira, 22 de março de 2007

XMAME

MAME significa (Multiple Arcade Machine Emulator) - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME irá reproduzir, mais ou menos fielmente, o jogo num PC. O MAME pode emular mais de 6.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80 e 90. As imagens de ROM que o MAME utiliza são "descarregadas" de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o "hardware" para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades. O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME previne que esses importantes jogos "clássicos" sejam esquecidos e perdidos. O Mame para o linux tem o nome de Xmame.


Requisitos do sistema

Previamente garanta a instalação dos seguintes pacotes no seu sistema:


make
autoconf
automake
gcc
sudo


Instalação do XMame

Verifica se há versões mais recentes do Xmame, quanto mais recente for a versão mais facil é a instalação, a versão mais recente é a 0.106. Para o download do xmame têm este link.

Para desconpactar os ficheiros e isntala-los usem a linha de comandos estando como root
Comandos para compilar e intalar:

tar xvf xmame-0.106.tar.bz2
cd xmame-0.106
make
sudo make install



Instalação do GXmame

No momento em que esteartigo é escrito, existe a versão 0.34. Porém, verifiquei a ocorrência de um erro que impede a visualização da lista de jogos. Pelo que optei por usar uma versão beta, no caso 0.35beta2.
Podem verificar em http://gxmame.sourceforge.net/ a existências de versões mais recentes. Têm este link para fazer o download da versão 0.35beta2.


Comandos para compilar e instalar:

tar zxvf gxmame-0.35beta2.tar.gz
cd gxmame-0.35beta2
./configure --enable-joystick
make
sudo make install


Configuração do GXmame

Para iniciar o Gxmame executa o comando:
gxmame

Antes de jogar verifica se tens as pastas criadas necessarias para os roms, cabineets, snap,etc... tens que ter essas pastas caso contrario não tens onde por o rom(o jogo) e o Xmame não o reconhece.




Vai “Options > Directories > Xmame executables” e coloca /usr/local/bin/xmame.x11
No separador “Xmame basic paths” adiciona a localização para os ficheiros das ROM que tem.
No menu principal vai a “Options > Rebuild Game List” para regenerar a lista de jogos(a lista tem por volta de 6xxx jogos).
Está tudo pronto para jogar.


ROMS

Para fazeres o download dos roms(jogos) que quiseres, deixo aqui um site muito bom.
www.rom-world.com/

quarta-feira, 21 de março de 2007

Software p2p em linux

P2P ou Peer-to-Peer é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitectura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.

Conceito

Geralmente, uma rede Peer-to-Peer (P2P) é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transacção sendo iniciada ou recebida de um outro peer da mesma rede.

Os nós da rede Peer-to-Peer podem diferir em termos de configuração local, capacidade de processamento, capacidade de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares. O primeiro uso da expressão Peer-to-Peer foi em 1984, com o desenvolvimento projecto Advanced Peer-to-Peer Networking Architecture na IBM.

O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adoptam um modelo conceitual "par-a-par", tal como o protocolo NNTP (para Usenet News), SMTP (para envio de e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN). Porém, o termo tornou-se popular com o surgimento de aplicações de compartilhamento de arquivo,em outras palavras, programas que possibilitam a distribuição de arquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer usuário dessa rede a este recurso. Outros tipos de recursos podem ser compartilhados em redes Peer-to-Peer, tal como capacidade de processamento de máquinas, espaço de armazenamento de arquivos, serviços de software, entre outros.

Em 1999, Shawn Fanning criou o Napster, para compartilhamento de arquivos de música (principalmente MP3), e trouxe o conceito de Peer-to-Peer para a mídia, principalmente após tornar-se alvo de ataques jurídicos por parte das companhias discográficas.

Após o Napster, dezenas de outras aplicações Peer-to-Peer foram lançadas: Ares, LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa,

Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Exemplos de Aplicações Peer-to-Peer

Overnet

A rede Overnet é uma espécie de eDonkey "paga" é preciso comprar o software da empresa que a desenvolveu. É uma variante do eDonkey totalmente descentralizada e mais rápida seguindo o conceito Kademla e foi a primeira implementação da mesma.


Gnutella

Rede open-source surgida no final de 2000 utilizada incialmente por usuários do sistema Linux. Possui uma estrutura altamente descentralizada não havendo mesmo nenhum servidor central sequer. Os usuários constituem a estrutura da propria rede. Entre os programas que a utilizam, estão o BearShare , LimeWire e agora o Shareaza.

Gnutella 2

Segundo projecto da rede Gnutella mas agora com servidores centrais optimizando buscas e o desempenho geral da rede. É conhecida principalmente no programa Shareaza. Recebeu críticas quando foi criada pelos criadores da Gnutella original.

Em seguida mostrarei alguns exemplos de programas P 2P utilizados em Linux.

Limewire


Download



Amule



Download


Azureus



Download




corrector automático a funcionar no OpenOffice

Como por o corrector automático a funcionar no OpenOffice

Em primeiro lugar é preciso descarregei o ficheiro dic_pt_20050707.zip dos endereços:
http://pt.openoffice.org/l10n/dicionario/dic_pt_20050707.zip
http://ooo.paradigma.pt/work/vd/Dicionario/dic_pt_20050707.zip


Em seguida copiei o ficheiro pt_PT.zip para o sub-directório de instalação do OpenOffice. /user/wordbook/ e descomprima o ficheiro (unzip).No mesmo directório existe um ficheiro com o nome dictionary.lst ,se não existir, é preciso cria-lo , abra-o com um editor de texto e introduza uma linha com o seguinte teor: DICT pt PT pt_PT


Depois já com o ficheiro criado e guardado tive que ir pela linha de comandos para copia-la para o destino requerido,como esta exemplificado na figura em baixo.Devo dizer que tive alguns problemas.



Na figura seguinte vemos já a pasta no local correcto.


Depois destes prdecimentos bre-se o OpenOffice e no menu Tools > Options > Language Settings > Languages escolhi:Português (portugal) na caixa Default Language for Documents
Também no menu Tools > Options > LanguageSettings > WritingAids primi "Edit" (tecla do topo, ao lado de available language modules e utilizei a lista pendente para seleccionar o idioma, neste caso Português (Portugal).
Após ter terminado, certifiquei-me que seleccionei, também, no menu ainda visível (no quadro available language modules), a caixa MySpell Spell Checker para este idioma.

Depois disto já esta pronto a começar a utilizar o corrector ortográfico

Jogos Educativos

Bom dia a todos. . .

Bem este mes vamos falar num separador no menu K, separador que tem de nome Edutainment (Educação). Nesse separador depois de carregarmos aparecem mais tres separadores e dois programas. Separadores que passo aqui a descreve-los:


Languages:

→Hangman Game

→Latin Reviser

→Learn Alphabet

→Vocabulary Trainer

→Vocabulary Trainer ( Kword Quiz )

→Letter Order Game

→Japanese Reference/Study Tool

→Study Spanish VerbForms



Vou aqui descrever dois destes programas:

Hangman Game : Este programa na verdade é um jogo o simples e velhinho jogo da forca. Neste jogo aparecem varias paisagens e nos temos que acertar na palavra, vamos dizendo letras e sempre que errarmos na letra a forca vai-se construindo. Até termos a forca completa e o bonequinho la enforcado.




Letter Order Game: Neste jogo educativo aparece um quadro com uma palavra, mas essa palavra tem as letras todas trocadas.
O que temos que fazer é escrever a palavra de forma correcta numa barra que nos aparece em baixo. Assim sucessivamente.







Mathematics:

→Exercise Fractions

→Exercice Percentages

→Logo Programming Environment

→Interactive Geometry

→Mathematical Function Plotter







Exercise Percentage:

Aqui temos que acertar na percentagem correcta. Aparece-nos um quadro com o seguinte exemplo ( 10% of ___ = 160 ) temos que acertar no numero que faz com que 10% de X seja 160.




Teaching:

→ Test & Exames

→ Test & Exams Editor

→ Geography Trainor

→ Touch Typing Tutor

→ Vocabulary Trainer

→ Simon Says Game






Geography Trainor: Bem este é o programa que eu gosto mais. Um treinador de Geografia mas um treinador muito bem criado. Primeiro mal abrimos o Programa temos que escolher uma Zona ( Europa, Asia, America etc... ) depois de escolhermos a Zona escolhemos o numero de perguntas a que queremos responder.

As perguntas sao sobre cidades paises tudo sobre Geografia.



E por último:

→Desktop Planetarium

→Periodic Table of Elements



Nestes últimos programas vou falar do que toda a gente conhece a Periodic Table of Elements ( Tabela Periodica ).Aqui temos todos os quimicos todos os elementos etc e tal..



=D



Trabalho Realizado por: Antonio Pinhal nº 2

Daniel Martins nº6

segunda-feira, 19 de março de 2007

Configuração de uma Impressora do Linux

Para fazer a instalação de uma impressora no Linux não foi preciso CD-ROM de instalação só temos que reconhecer o hardware no próprio computador como vou mostrar já de seguida.


Fig.1- Entramos na janela iniciar e vamos as aplicações e a sistemas.

Fig.2- Depois de entrarmos em sistema vai-se as preferências de administrador.

Fig.3- Depois de entrar-mos nas preferências do administrador abre-nos esta janela para colocar-mos a palavra passe do administrador do computador.

Fig.4- Já depois de termos digitado a palavra passe abre-se esta janela vamos hardware e aparece todos os hardwares que se pode instalar.

Fig.5- Como vamos instalar uma impressora clicamos na impressora.

Fig.6- Nesta janela vamos começar o processo de configuração da impressora.

Fig.7- Aqui vamos adicionar a impressora que estamos a utilizar ara instalar.

Fig.8- Aqui escolhemos o tipo de impressora que temos na configuração.
Fig.9- Como a impressora que tenho é de ligação directa nesta janela aparece o tipo de impressoras ligadas directamente.

Fig.10- Como a tenho a impressora de USB vou clicar nesse tipo de impressora.

Fig.11- Nesta janela vemos a ligação da impressora que neste caso utiliza a porta USB.

Fig.12- Aqui não é obrigatório por a descrição e a localização da impressora basta só o nome da impressora.

Fig.13- Depois de clicar para testar a impresão abre a janela de interpretar ficheiros.

Fig.14- Nesta janela diz-nos que não temos os drivers da impressora instalados e pergunta-nos se os queremos instalar.

Fig.15- Aqui nesta janela vamos ver a escrever toda a configuração do sistema.

Fig.16- Aqui visualizamos todo o resumo da configuração.

Fig.17- Depois de ver-mos o resumo todo vamos testar uma impressão.

Fig.18- Nesta janela diz.nox que a impressão que fizemos que foi enviada para a impressora e terminamos a impressão.

Fig.19- Nesta janela faço a gestão das impressoras que instaladas.

Fig.20- Nesta janela vemos todo a reseito da impressora que instalamos.

Conclusão

Com a configuração da impressora já concluida podemos verificar que tem semelhanças com a configuração no windows e não é muito difícil de fazer a configuração da impressora.

The Battle for Wesnoth



Introducção

Este jogo estrâtegico foi um dos poucos jogos do Linux que teve sucesso.
É um jogo de combate por turnos em que cada soldado pode-se mover e atacar no seu turno.
Tem um tutorial que ensina o básico e existem várias campanhas com cenários e personagens diferentes.



Como Jogar

Neste jogo tens vários objectivos mas o objectivo principal é impedir que o lider seja derrotado, para isso é necessário recrutar diferentes tipos de unidades de forma a proteger o líder e vencer o lider inimigo. O terreno e a hora são muito importantes pois as unidades reagem de forma diferente se for montanha ou floresta e certas unidades são mais fortes de noite como é o caso dos ocrs.




Campanhas

Para além do tutorial existe campahas diversas com diferentes missões e diferentes lideres que vão avançando nos cenários.
Éis alguns exemplo de algumas campanhas

Heir ao Throne
Este é a campanha original, e provavelmente amais jogada. Caracteriza Konrad, lutando para vencer a rainha escura Asheviere. Existe 24 cenarios.
One Tale of two brothers
Uma vila está sendo aterrorizada pelo mago preto. É derrotado, mas o mago local, Bjarn, é sequestrado. O seu irmão, Arne, deve ir salva-o. Tem 4 cenarios, e é considerado o mais fácil.
O protetor sul
Um cavaleiro novo, Deoran é destacado para ser o comandante do protetor sul. Tem 8 scenarios.
A invasão oriental
Esta campanha segue Gweddry, um oficial de exérrcito de Wesnoth, combatendo ao encontro dos invasores dos undead. Tem 17 cenarios.
A ascensão de Wesnoth
Esta campanha desenvolve-se em torno dos eventos de Haldric. Tem 20 cenarios.
Sob os Sõis ardentes
No futuro distante, os elfos vivem no deserto. Tem 12 cenarios, e não é recomendado para novatos porque muda algumas partes de Wesnoth, includindo as abilidades dos elfos e o ciclo do dia/noite.

Personagens


As personagens são de várias raças e quando combatem e vencem os adversários ganham experiência, e a atingir um determinado valor de experiencia, o nivel sobe e melhora as armas e os pontos de HP.





Dicas

1)Quando iniciar uma novo cenário, é possivel utilizar as personagens do cenário anterior, para isso utilize a opção Convocar
2)Observe o marcador do personagem ativo na barra XP, que significa experiência, quando se eleva o grau de experiência de um personagem, ele ganha mais pontos de força e evolui.
3)Tente sempre colocar o seu lider em batalhas, pois desta forma ele evolui¡ junto com os outros personagens e se tornará mais útill no decorrer jogo.
4)Cuidado com os tipos de terreno, pois determinarão a perda de movimentos de determinados personagens. Tome nota, os cavaleiros e arqueiros tem uma capacidade maior de movimentação.
5)Cuidado na escolha da arma que o personagem utilizar na batalha, embora arqueiros e soldados, ambos possam utilizar espada ou arco e flecha, alguns tipos de armas não podem ser mais eficientes contra determinados personagens, por exemplo. Um arqueiro usando a espada é mais eficiente que o arco e flecha caso esteja a lutar contra um feiticeiro.
6)Não convoques unidades com XP = 0, pois sai mais barato recrutar uma nova unidade.
7)Mantenha os personagens que utilizam magia sempre protegidos por personagens de ataque corpo a corpo, como cavaleiros, arqueiros e soldados.
8)Não adianta construir muitos personagens, é mais importante focar-se no desenvolvimento dos personagens ativos, pois quando eles evoluem ganham mais pontos de força e evoluem também suas armas.


Site Oficial: http://www.wesnoth.org
Forum http://www.wesnoth.org/forum/