Neste trabalho irei-vos falar do NVU, um editor HTML, para o Linux. Escolheu-se este programa por ser um Open Source (Para quem não sabe, um Open Source é um programa ao qual temos acesso ao código).
O que é um editor HTML?
Antes do mais HTML quer dizer: Hyper Text Markup Language. É uma linguagem de marcação (Em informática, uma linguagem de marcação é um conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados, com o fim de adicionar informações particulares sobre esse texto ou dado) utilizada para produzir páginas na Web. Os documentos HTML podem ser lidos e interpretados por vários navegadores.
Antes de mais vamos ao site http://www.nvu.com para fazer o download do programa. Neste teste usamos o Suse 10.2, na página não aparecerá o Suse, mas testei e vi que o programa indicado po Fedora, corre no Suse por isso fiz o download desse.
Depois do download feito, iremos aonde ele está e irá aparecer o seguinte icon:
Com essa pasta assim a única coisa que lhe podemos fazer é extrair os ficheiros que estão lá dentro, porque esta pasta é como se fosse uma pasta Winrar, pois tem os ficheiros comprimidos, para descomprimir faz-se o seguinte:
Este programa curiosamente experimentei-o tanto no Windows como no Linux, e em ambos não foi necessario qualquer instalação, bastava fazer estração das pastas comprimidas procurar o executavél no caso do Windows, e este icon que vemos aqui no Linux.
Conclusão
Através destes testes poderemos concluir que a parte da “instalação” do NVU, é muito simples, quanto à sua utilização não posso-vos explicar por duas razões, a primeira é que acho o programa um pouco complexo, e a segunda que é a que talvez influencie a primeira, é que fui ensinado e perdi muito tempo a fazer páginas Web, no Frontpage, então isso influencia muito estas razões.
Blender (ou blender3d) é um programa open source, que está sendo desenvolvido pela Blender Foundation, que é usado para modelagem tridimensional, redimenciona gráficos , animações tridimensionais, e aplicações interactivas em 3D, como jogos, apresentações e outros. O Blender está disponível para diversos sistemas operacionais, como Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, Solaris, FreeBSD, IRIX, Darwin, BeOS, iPaq.
O Blender tem uma robusta funcionalidade similar à outros software 3D comerciais, tais como o Maya, Softimage|XSI, 3ds Max e Cinema 4D. Estas características incluem avançadas ferramentas de simulação tais como Dinâmica Rígida de Corpos (rigid body dynamics), Dinâmica de Fluídos (fluid dynamics), e Dinâmica Macia de Corpos (soft body dynamics), avançadas ferramentas de modelagem, poderosas ferramentas de animação de personagens, e sistema de materiais baseados em Nó (Node Materials) e um Motor de jogo com suporte a linguagem de programação Python (serve tanto para o motor de jogo, quanto para o programa) embutida.
O blender foi lançado em 1998, o sistema utilizado é multiplataforma e género é tridimensional e a sua ultima versão foi lançada em 16 de Fevereiro de 2007 e é a versão 2.43.
O programa blender é gratuito e para fazer o download basta ir ao site da blender (http://www.blender.org/ ).
O blender vem em inglês mas há uma forma de o mudar para português desta seguinte forma como na vídeo em baixo :
VERSÕES
Versão 1.0
Esta foi a primeira versão do Blender, e estava disponível apenas para o sistema operacional IRIX.
Versão 2.04
Esta foi a última versão para sistemas operacionais para IPAQ.
Versão 2.11
Esta foi a última versão para sistema operacional BeOS.
Versão 2.33
Esta foi a última versão para sistema operacional Darwin.
Versão 2.37a
Esta foi a última versão para sistema operacional IRIX.
Versão 2.41
O foco desta versão foi o desenvolvimento de jogos. Foram adicionadas novas ferramentas tais como sombreamento GLSL e possibilidade de usar múltiplos materiais e mapas UV.
Versão 2.42
A versão do Blender 2.42 tem vários incrementos e melhorametos nas suas ferramentas. O foco desta versão é a modelagem e animação. Foi disponibilizada em 14 de julho de 2006.
Versão 2.42a
Actualização da versão 2.42, visando corrigir alguns bugs, que se seguem: O Game Player não funcionava, para todos os sistemas operacionais. A versão para Linux foi recompilada com Python 10.4.3 Materiais: O programa quebrava, para materiais vazios em Halo Materiais: Os botões de copia/cola não funcionavam apropriadamente para NodeTrees Scripts: mesh_skin não funcionavam Scripts: vrml97_export estava com mal funcionamento Sequenciador: Erro na Gamma Esta versão foi disponibilizada em 25 de Julho de 2006.
Versão 2.43
Cérbero, o cão de três cabeças de Hades, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.
Espécie de animal meio homem meio ave, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.
Lançado em 16 de Fevereiro de 2007 a versão 2.43.[1]. Os projectos para a versão 2.43 (Blender 2.43, Blender 2.43 game demos - gráficos, Blender 2.43 game demos - físicas e Blender 2.42 regression suite) estavam em andamento. A construção foi iniciada 11 de Dezembro de 2006. Estiveram abertas, competições de selecção. Uma delas foi a selecção da tela de entrada do Blender3D. A melhor tela foi colocada nesta versão.
Exemplo de criação feita nesta nova versão de blender:
Cérbero, o cão de três cabeças de Hades, criada usando a ferramenta Sculpt no Blender 2.43.
Características Blender
Blender possui as seguintes características:
• Permite criar visualizações de espaços tridimensionais, imagens estática e videos de alta qualidade • Edição de audio e sincronização de video • Características interactivas para jogos como detecção de colisões, recriações dinâmicas e lógica. • O Blender aceita formatos gráficos como TGA, JPG, Iris, SGI, ou TIFF. • Possui um Motor de jogos 3D integrado • Permite gravar os jogos em formato stand-alone, para que possam ser executados sem precisar do Blender (.exe, elf binary, etc); • Sistema de partículas estácticas para simular cabelos e revestimentos. • Trabalha com malhas, superfícies, curvas, textos, metaball, curvas de deformação e edição proporcional; • E todas estas características num programa com apenas 5mb !
Imagem de demonstração do blender em funcionamento
Álguns links para informação Blender
Informação sobre a ultima versão do blender (em inglês):
O gimp foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis. O Gimp foi criado em alternativa do photoshop, e é um software livre.
A mascote oficial do Gimp é o Wilber como podemos observar na capa deste trabalho. O Wilber foi criado em 25 de Setembro de 1997.
O site oficial é www.gimp.org.
A versão actualmente em produção do GIMP é a 2.2.13 (lançada em 25/08/2006). A mais recente versão em desenvolvimento é a 2.3.14 (lançada em 23/01/2007), que já conta com o recurso de selecção inteligente chamado SIOX e com o recurso de simulação de janelas MDI.
O gimp é um software gratuito e o photoshop varia o preço na volta dos 1000€.
Utilização do Gimp
O GIMP é muito utilizado para processamento de imagens e fotografias exibidas na Internet. Podemos criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes indesejadas das imagens e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.
Para iniciar o processo para a criação de um novo ficheiro de imagem, vamos a ba
rra de tarefas e escolhemos File, de seguida New, depois aparece uma nova caixa que aparece na figura do lado direito e coloca-mos la as caracteristicas de imagem que queremos criar.
Depois de escolhermos as caracteristicas que queremos, aparece o novo documento de imagem onde podemos adicionar texto, imagem en
tre muitas outras coisas.
1- Seleciona regiões rectangulares
2- Seleciona regiões circulares
3- Seleciona regiões manualmente
4- Seleciona regiões adjuntas
5- Seleciona a Cor
6- Selecionar formas a partir da imagem
7- Criar / Editar caminhos
8- Conta Gotas
9- Aumentar / Di
minuir
10- Medir distancias e angulos
11- Mover imagens selecionadas
12- Cortar ou Redimensionar uma imagem
13- Roda a imagem selecionada
14- Escala a imagem selecionada
15- Corta a imagem selecionada
16- Alterar a prespectiva da imagem
17- Inverter a camada ou selecção
18- Inserir / Editar texto
19- Balde de tinta
20- Preencher com Gradiente as imagens
21- Lapis
22- Pincel
23- Borracha
24- Sprai
25- Desenho a tinta
26- Carimbo
27- Desfocar / Realçar
28- Borratar a imagem
29- Alterar a Exposição
30- Selecção de Cor
31- Preencher com gradiente com cor
32- Transparencia
33- Formatação do Pincel
34- Parametros do Pincel
35- Parametros do Pincel
36- Modo de imagem
37- Parametros do Pincel
38- Guardar
39- Carregar ficheiro
40- Apagar image
m
41- Repor ficheiro de origem
Revistas do Gimp
Revista de Gimpzine de Junho de 2006
Revista Gimpzine de Setembro de 2006
Revista Gimpzine de Dezembro de 2006
Podemos fazer o download desta revista no formato PDF em http://www.ogimp.com.br/modules/tinycontent/index.php?id=1.
O OpenSuse foi desenvolvido pela Novel com o objectivo de promover o Linux em todo o lugar.
A última versão (10.2) foi desenvolvida em 7 de Dezembro de 2006 e possui a opcão lingua portuguesa
No site http://www.opensuse.org encontra-se uma comunidade de programadores, ustilizadores finais e entusiastas do código aberto, todos com a mesma meta em mente: trabalhar juntos para criar e distribuir um Linux cada vez melhor. Outro site útil é o forúm do OpenSuse http://www.susept.com/forum/
Nesta hiperligação poderá encontrar um guia de como instalar
Mas antes de instalar é sempre melhor criar uma partição usando o Partition Magic ou outro software semelhante e fazer cópias de segurança dos ficheiros do Windows.
1) Neste filme apresenta-se a primeira parte da instalação onde o sistema verifica se o computador está em ordem para efectuar a instalação
2) A segunda parte pede a configurar as opções de lingua e aceitar os termos e condições.
É necessário escolher o ambiente gráfico (Gnome ou kde) e outras opções.
3) Este filme mostra a altura em que o instalador pede para definir os pacotes a serem instalados.
4) O quarto filme pede para definir a palavra passe e mostra também um relatório sobre o acesso à Internet onde o utilizador define as configurações que achar necessárias.
5) Neste filme o instalador mostra um relatório do hardware detectado, de seguida pede para alterar as configurações do monitor da forma que o utilizador preferir e procede à instalação.
6) Neste último filme aparece o sistema operativo OpenSuse com o ambiente gráfico escolhido e onde o utilizador pode fazer algumas configurações finais.