O Wine faz com que seja possível executar programas do Windows em sistemas operativos baseados em Unix, particularmente o Linux. A estrutura do Wine é uma implementação de uma base de dados que cria Interface dos Programas de Aplicações Windows, com os do Linux.
Neste artigo será explicado onde ir buscar, instalar, e trabalhar com o Wine, na distrubuição Suse 10.
Para fazer o download do wine, basta ir ao site:
http://www.winehq.com/site/download
O download é totalmente gratuito(Freeware), e sem complicações.
Como podemos ver aqui tem várias versões do Linux, neste caso, iremos selecionar a distribuição SUSE.
Nesta imagem será onde iremos seleccionar a versão escolhida, neste caso iremos escolher a primeira por ser a mais recente!
Depois de fazer o download irá aparecer um pacote rpm, no vosso ambiente de trabalho! Façam duplo clique nele. Irá-vos aparecer uma janela a pedir a password do administrador, que foi defenida na altura da instalação, do S.O.

Depois de tudo isto irá ser aberta uma janela, em que vastara, clicar em “Install”, isto irá instalar finalmente o wine.
Depois de instalado o que poderá demorar algum tempo conforme o computador
Onde irão escrever “winecfg”, terão de ter cuidado
com todos os comandos introduzidos na linha de comandos, pois este ao contrário do MS-DOS, e da linha de comandos do Windows, diferencia maiúsculas de minúsculas.
De seguida irá aparecer a seguinte janela. Onde só terão de mudar a Windows Version, para Windows XP.
Depois disto tudo, tendo um executavel, através da linha de comando novamente, irão ter de ir até à pasta onde está localizado o executável, e escrever:
“wine o_nome_do_executavel.exe”
Está aqui o exemplo do mIRC:
Como podem comprovar nestas imagens o executável está aberto no Linux, a partir daqui a instalação será totalmente igual à do Windows.
Como podemos ver nesta imagem está o mIRC instalado, e também o Winrar, que foi instalado noutro teste do Wine também. Para correr qualquer umas destas aplicações, vasta fazer duplo clique sobre o icon.
Conclusão
Na pesquisa que fiz, sobre o Wine, descobri que há outros programas para correr os aplicativos do Windows, como por exemplo o Cedega ou Wine X, mas ambos são de se pagar, e por isso escolhi o Wine, que é totalmente grátis, descobri também alguns erros na versão Caixa Magica 11, pois não consegui por a correr o Wine, poderia ser problema da minha versão ou o Wine não ser mesmo compatível.
Temos aqui também o site onde poderão ver os programas que correm com o Wine:
Sem comentários:
Enviar um comentário