Para conseguirmos configurar a partir do Xlucas carregamos no ícone da barra do ambiente de trabalho do Linux. Aparecera no ecrã uma janela como na imagem que vos mostro a seguir.

Configurações Gerais
Nesta opção faremos configurações relacionadas com a linguagem, fuso horário e arranque do sistema.
Para acedermos a esta caixa de diálogo, escolhermos no menu principal a opção Configurações Gerais.
Linguagem
A definição da linguagem do sistema é importante para os programas que suportam mais do que uma, poderem mostrar mensagens na linguagem pretendida pelo utilizador.
Como podemos verificar na figura, pode seleccionar-se entre Português e Inglês, pressionando de seguida no botão “Aplicar”
Nesta opção confirmaremos o fuso horário da região em que nos encontramos. Poderemos optar entre Portugal Continental e Madeira, Açores e Dili.
Devemos novamente pressionar o botão “Aplicar” depois de seleccionada a opção pretendida.

Devemos novamente pressionar o botão “Aplicar” depois de seleccionada a opção pretendida.

Arranque do sistema
O menu Arranque do Sistema é destinado a resolver problemas derivados de má configuração do Linux no que respeita ao boot (arranque) do computador.
Se o seu computador no arranque não lhe indica as opções relativas aos Sistemas Operativos que sabe estarem instalados no computador (Windows, Linux,...) então esta é a secção certa para realizar essa configuração.
Naturalmente, se não conseguir sequer arrancar o computador com o Linux Caixa Mágica, então também não conseguirá chegar a esta fase. Nesse caso, a disquete de arranque criada na instalação servirá para fazer o arranque e posteriormente poder chamar o xLucas.

Configurações de Hardware
No menu principal do xLucas, surge-nos agora a opção Configurações de Hardware.
Nesta janela poderá visualizar o hardware detectado durante a instalação.

TecladoA configuração do teclado consiste em definir qual o teclado pretendido: a configuração portuguesa (101, 102 e 105 teclas) com acentuação ou o teclado americano sem acentuação.
Antes da mudança propriamente dita, o xLucas identifica o teclado que está activo e questiona o utilizador se pretende realmente alterá-lo.
Para efectuarmos uma alteração na configuração do rato, devemos escolher a opção Rato.
Surge-nos então um ecrã semelhante ao apresentado na figura, que nos indica qual o rato activo e se o pretendemos alterar.
Para efectuarmos uma alteração na configuração do modem, esta é a secção indicada.
Note-se que esta configuração é apenas relativa à configuração de modems analógicos, excluindo-se portanto ADSL, cabo e RDIS.
Como apresentado na figura, devemos seleccionar a porta onde o modem está instalado e pressionar a opção OK.
Placa de SomComo apresentado na figura, devemos seleccionar a porta onde o modem está instalado e pressionar a opção OK.

Para efectuarmos uma alteração na configuração da placa de som, devemos escolher a opção Placa de Som.

Configuração da rede local
Bem nesta janela de configuração podemos configurar a rede local. (ligar vários computadores entre si )
Podemos escolher entre a configuração manual e a automática.
Na configuração automática não precisamos de fazer nada de especifico, já na configuração manual é preciso definir o IP, o Getaway, o Dns e a Mascara de Rede.
Na configuração automática não precisamos de fazer nada de especifico, já na configuração manual é preciso definir o IP, o Getaway, o Dns e a Mascara de Rede.

Synaptic
O Synaptic é um instalador de programas com este programa podemos instalar e remover programas de modo que quisermos. É bastante pratico e fácil de usar.

Estas são algumas das configurações entre muitas do Xlucas do Caixa Magica.
Trabalho Realizado por:
António Pinhal nº 2 11ºE
Daniel Martins nº 6 11ºE
Sem comentários:
Enviar um comentário