segunda-feira, 23 de abril de 2007

Instalaçao de tema e icons novos.

A distribuiçao que eu tenho do Linux é o Open Suse10.2 e decidi mudar de tema e instalar uns icons novos. O tema que escolhi foi o Titanium onde se pode fazer donwload nesta pagina http://www.yeap.de/blog/. Depois de ter sacado o titanium tive que descompacta-lo, e, seguida tinha la um ficheiro que era esse que tinha que instalar . A seguir fui ao menu KDE a Pesonall Settings, Appearance e Themes , Theme Manager e instalai esse novo ficheiro e depois é so aplicar e temos um tema novo.



Os icons a forma de instalar é muito parecida como a que fiz para o tema. Fui a um site diferente e a pagina que o retirei é http://browse.deviantart.com/customization/icons/os/nix/?order=9&alltime=yes e chama-se Umicons 2.0. Tal como o tema tive que descompactar os icons e em seguida fui a barra de ferramentas a window , show terminator emulator (linha de comandos), no meu caso tive que ir para administrador e tive que escrever o comando su em seguida introduzi a palavra passe e depois utilizei o seguinte comando ./buildset . Este processo pode demorar mais ou menos 10 min. A seguir fui ao menu KDE a Pesonall Settings, Appearance e Themes Icons e instalar novo tema. Mas devido ao tema Titanium os icons ficavam muito pequeninos e eu foi a advanced e onde diz size alterei para 48 e os icons ficaram maiores.

Tambem mudei os botoes no painel: fui a barra e com o lado direito do rato fui a Configure Panel Appearance Aplications e Desktop access e mudei para KDE Button.

E assim mudei o meu ambiente de trabalho.


sexta-feira, 20 de abril de 2007

É muito fácil mudar o ambiente de trabalho no linux.




Aqui temos alguns exemplos ao que se pode fazer ao ambiente de trabalho, no entanto podemos colocar mais coisas.

Aqui eu mudei a imagem de fundo, os icons, as janelas.



Se queres mudar o teu ambiente de trabalho vai ao endereço:http://www.deviantart.com/

Neste endereço podes encontrar um pouco de tudo para poderes mudar o teu ambiente de trabalho, desde icons, a wallpapers etc.

Depois de fazeres os downloads do que queres basta instalar.


Se queres mudar o teu fundo e janelas do linux carregas no botão direito do rato e escolhe configure Desktop.

Para mudares a barra inicial e as janelas vai a barra inicial e personal settings, carregas appearance & themes, e em style poens como queres e a cor que queres.


quarta-feira, 18 de abril de 2007

Como alterar definições pessoais

Para o fazer é muito simples.

Em primeiro lugar mudei a minha imagem de fundo.



Depois para que o meu monitor tenha um aspecto estético e visual agradavel mudei a cor a barra de tarefa e o menu para uma cor mais apropriada.


Clique no botão direito do rato e clique em configure painel /appearence /advance options.



Para mudar o menu entre no menu :

/Personal Settings (configure desktop) /Appearence & Themes /Colors e escolha o esquema de cor pretendido.











O resultado final foi este:




Simples alterações no ambiente de trabalho






Fui ao site http://www.kde-look.org/ e fiz o download de um fundo.
quando acabei o download instalei o novo tema configurando o desktop na aparence e themes e instalei novo tema.
Com o software SuperKaramba pude acrescentar widgets.

Alterando o ambiente kde


o KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment) é um ambiente gráfico que inclui um gerenciador de janelas e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, funciona no Mac OS X utilizando o servidor X11 e no Windows através do ambiente Cygwin. Juntamente com o GNOME é um dos mais populares ambientes gráficos usados no Linux.


Para fazerem o download de temas para o linux, têm aqui este link.
Podem modar tudo, os estilos das janelas, os ícons, o tipo de letra, a barra de menus, etc.

Para aceder a este menu abaixo mostrado basta ir ao menu á ferramenta personal settings.


Para configurar e intalar os temas cliquem na ferramenta do lado esquerdo apperence & themes.





Depois de terem feito o download e de terem descompactado o ficheiro, no menu acima mostrado, cliquem em theme manager e instalem o tema desejado. Depois de terem istalado façam aplicar.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Alteração do Ambiente de Trabalho

Eu estou a utilizar o suse 10.2 com o KDE 3.5. Para alterar o ambiente de trabalho não precisei de usar a internet. E apresento aqui algumas imagens com uma breve explicação do que fiz.

Fig.1- Mudei o Background para sea of conero

Fig.2- Mudei o Sceen Saver para Eruption da categoria Flying Things.

Fig.3- Mudei o Colors ara Currente Scheme.

Fig.4- Mudei o Theme Manager para Keramik.

Fundos Suse

Boas

O sistema operativo que escolhi é o Linux e a versão e a Suse 10.2.
Para alterar o desktop usei o programa Superkaramba fornecido no cd do Suse e o Personal settings ( configure desktop ) do menu kde.
Através do theme manager presente no configure desktop alterei os ícones do ambiente de trabalho, barra de menu kde com estilo windows e configurei os vários ícones da barra de tarefas.







Personalizar o Ambiente de Trabalho





Personalizei o meu ambiente de trabalho do open suse com uma imagem de fundo, temperatura no ambiente de trabalho, algumas definições da memória, processador entre outras coisas, mudei o rato mas não consigo mostrar porque o Snapshot não tira ao rato e por fim mudei os icons do ambiente de trabalho.




Uma barra de tarefas alterada.


Adicionar a imagem de Fundo de Ecrã:
No ambiente de trabalho clica-se com o botão do lado direito do rato e escolhe-se a opção "Configure Desktop", de seguida no Background vamos onde diz "Pictures", procuramos o que queremos e clicamos em "Apply".




Adicionar os Temas no Ambiente de Trabalho:


Para adicionar um tema no ambiente de trabalho, vamos ao software Superkaramba e depois escolhemos a opção Get New Stuff, navegamos na internet e escolhemos o que queremos.


Para instalar os temas:


Clicamos no tema do qual fizemos o download e de seguida instalamos, de seguida clicamos em Add to Desktop e fica a aparecer no fundo de ecrã.



Alteração dos Icons:




Para Alterarmos os icons, clicamos na barra do menu iniciar e de seguida Personal Settings, de seguida vamos a Appearance & Themes e clicamos em Icons. De seguida instalamos o tema pretendido e clicamos em Apply e fica pronto.




Alteração do tema do Rato




Para instalar novos temas do Rato vamos a Iniciar, Personal Settings, Peripherals, Mouse e de seguida instalamos o tema, depois é so clicar em Apply e reniciar o Linux.

O meu Desktop

O sistema operativo escolhido é o Linux e a versão e a Suse 10.2. Para alterar o desktop usei o programa Superkaramba fornecido no cd do Suse e o Personal settings ( configure desktop ) do menu kde. Através do superkaramba descarreguei da net um plugin que mostra o estado dos vários componentes do pc para o ambiente de trabalho e uma imagem dentro do contexto. Através do theme manager presente no configure desktop alterei os ícones do ambiente de trabalho, barra de menu kde com estilo windows mas do lado direito e configurei os vários ícones da barra de tarefas.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Aplicações Google

Neste trabalho irei expor algumas aplicações do Google, para o Linux, e tentar também expor algumas que não dão.
Para começar o Linux que estou a usar é o Suse 10,2, onde instalei o Google earth, a aplicação mais conhecida do Google:
O Google Earth é um programa que tem a função de apresentar um modelo tridimensional da Terra, construído a partir de fotografias de satélite. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros. O programa é parecido, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps(do qual falarei a seguir).

O Google Maps é como dizia ainda agora é parecido com o Google Earth, no entanto o Google Maps não necessita de instalar qualquer programa basta ir ao site (http://maps.google.com/ ), onde teremos acesso aos mapas personalizados da Terra, neste caso não conseguiremos ver as figuras tridimensionais, pois sera uma especie de planisferio, mas neste caso escolhemos a zona onde queremos ir e clicando-lhe duas vezes consecutivamente, na zona que queremos, este mustrará o mapa com nome das ruas e tudo mais.

O Google Talk é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pelo Google, baseado no protocolo aberto Jabber. O Google Talk beta foi lançado dia 24 de Agosto de 2005.
Com uma interface simples, o Google Talk traz o básico dos recursos de mensagens instantâneas de texto e voz. Tornando-se conhecido pela sua versão de lançamento pesar menos de um MB. O programa também funciona como notificador de novos e-mails em contas do GMail. Para utilizar o Google Talk é preciso ter uma Conta Google.
Este já é um programa que ainda não existe para o Linux apesar de haver alternativas(Tapioca - http://tapioca-voip.sourceforge.net/wiki/index.php/Tapioca).

O Gmail é um serviço gratuito de e-mail. Actualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site.
Este serviço de e-mail revolucionou os já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1Gb de espaço de armazenamento, enquanto que Yahoo! e Hotmail, que ofereciam 6Mb e 2Mb, respectivamente, viram-se obrigados a rever a questão de espaço disponível para continuarem a ter condições de concorrenciacomercial. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos por todo o mundo.
A novidade mais recente foi a incorporação do Google Talk no Gmail, e a abertura de novos cadastros para todo o público.

Picasa é um programa de computador de edição digital de fotografia cuja função é organizar a coleção de fotos digitais presentes em um determinado computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas por parte do usuário do software. Foi criado pela empresa Picasa, Inc., adquirida em julho de 2004 pelo Google. A partir de então, a empresa norte-americana passou a oferecer o programa gratuitamente em sua página na Internet.
Não compatível com o Linux.

Google Desktop é um aplicativo de busca no desktop que permite encontrar textos em mensagens de e-mails, arquivos do seu próprio computador, bate-papo e páginas webs visitadas.
Ao habilitar seu computador para buscas, o programa permite ver facilmente a sua informação e evita ter que organizar seus arquivos, mensagens e marcadores.

Também temos a opção de instalar o Google Pack, que traz vários programas, incluindo três pacotes do Google, os programas são “Google Desktop, Barra de ferramentas google, e Picasa”. Tem também alguns programas opcionais, como por exemplo o Norton Antivirus 2005, Mozzila e Adobe Reader.

Na busca das aplicações encontrei um site onde poderemos ir ver todas as aplicações as que eu expos e todas as outras que existem, o que são mesmo muitas.
http://undergoogle.com/
Pelo que andei a investigar, todos os programas funcionam através do emulador Wine(se quiseres saber mais sobre Wine procura nas edições de janeiro).


Agora irei explicar a instalação do Google Earth que se efectua da seguinte maneira:
Podes ir ao site http://earth.google.com/download-earth.html
Onde irás fazer o download para obteres este icon aqui mostrado, clicas duas vezes no icon e a instalação começará.





Irás ter esta janela assim, sendo assim parecido com as instalações do Windows.















Mal acabe aparece esta janela assim, carregas em Start e a aplicação começará a correr.













Este será o aspecto gráfico do Google Earth, para sair é como os aplicativos normais, fexa-se a janela, mas continuará uma janela aberta, na intalação que depois não volta mais aparecer, que basta carregar numa tecla qualquer para ela fexar.

quinta-feira, 22 de março de 2007

XMAME

MAME significa (Multiple Arcade Machine Emulator) - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME irá reproduzir, mais ou menos fielmente, o jogo num PC. O MAME pode emular mais de 6.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80 e 90. As imagens de ROM que o MAME utiliza são "descarregadas" de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o "hardware" para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades. O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME previne que esses importantes jogos "clássicos" sejam esquecidos e perdidos. O Mame para o linux tem o nome de Xmame.


Requisitos do sistema

Previamente garanta a instalação dos seguintes pacotes no seu sistema:


make
autoconf
automake
gcc
sudo


Instalação do XMame

Verifica se há versões mais recentes do Xmame, quanto mais recente for a versão mais facil é a instalação, a versão mais recente é a 0.106. Para o download do xmame têm este link.

Para desconpactar os ficheiros e isntala-los usem a linha de comandos estando como root
Comandos para compilar e intalar:

tar xvf xmame-0.106.tar.bz2
cd xmame-0.106
make
sudo make install



Instalação do GXmame

No momento em que esteartigo é escrito, existe a versão 0.34. Porém, verifiquei a ocorrência de um erro que impede a visualização da lista de jogos. Pelo que optei por usar uma versão beta, no caso 0.35beta2.
Podem verificar em http://gxmame.sourceforge.net/ a existências de versões mais recentes. Têm este link para fazer o download da versão 0.35beta2.


Comandos para compilar e instalar:

tar zxvf gxmame-0.35beta2.tar.gz
cd gxmame-0.35beta2
./configure --enable-joystick
make
sudo make install


Configuração do GXmame

Para iniciar o Gxmame executa o comando:
gxmame

Antes de jogar verifica se tens as pastas criadas necessarias para os roms, cabineets, snap,etc... tens que ter essas pastas caso contrario não tens onde por o rom(o jogo) e o Xmame não o reconhece.




Vai “Options > Directories > Xmame executables” e coloca /usr/local/bin/xmame.x11
No separador “Xmame basic paths” adiciona a localização para os ficheiros das ROM que tem.
No menu principal vai a “Options > Rebuild Game List” para regenerar a lista de jogos(a lista tem por volta de 6xxx jogos).
Está tudo pronto para jogar.


ROMS

Para fazeres o download dos roms(jogos) que quiseres, deixo aqui um site muito bom.
www.rom-world.com/

quarta-feira, 21 de março de 2007

Software p2p em linux

P2P ou Peer-to-Peer é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitectura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.

Conceito

Geralmente, uma rede Peer-to-Peer (P2P) é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transacção sendo iniciada ou recebida de um outro peer da mesma rede.

Os nós da rede Peer-to-Peer podem diferir em termos de configuração local, capacidade de processamento, capacidade de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares. O primeiro uso da expressão Peer-to-Peer foi em 1984, com o desenvolvimento projecto Advanced Peer-to-Peer Networking Architecture na IBM.

O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adoptam um modelo conceitual "par-a-par", tal como o protocolo NNTP (para Usenet News), SMTP (para envio de e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN). Porém, o termo tornou-se popular com o surgimento de aplicações de compartilhamento de arquivo,em outras palavras, programas que possibilitam a distribuição de arquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer usuário dessa rede a este recurso. Outros tipos de recursos podem ser compartilhados em redes Peer-to-Peer, tal como capacidade de processamento de máquinas, espaço de armazenamento de arquivos, serviços de software, entre outros.

Em 1999, Shawn Fanning criou o Napster, para compartilhamento de arquivos de música (principalmente MP3), e trouxe o conceito de Peer-to-Peer para a mídia, principalmente após tornar-se alvo de ataques jurídicos por parte das companhias discográficas.

Após o Napster, dezenas de outras aplicações Peer-to-Peer foram lançadas: Ares, LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa,

Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Exemplos de Aplicações Peer-to-Peer

Overnet

A rede Overnet é uma espécie de eDonkey "paga" é preciso comprar o software da empresa que a desenvolveu. É uma variante do eDonkey totalmente descentralizada e mais rápida seguindo o conceito Kademla e foi a primeira implementação da mesma.


Gnutella

Rede open-source surgida no final de 2000 utilizada incialmente por usuários do sistema Linux. Possui uma estrutura altamente descentralizada não havendo mesmo nenhum servidor central sequer. Os usuários constituem a estrutura da propria rede. Entre os programas que a utilizam, estão o BearShare , LimeWire e agora o Shareaza.

Gnutella 2

Segundo projecto da rede Gnutella mas agora com servidores centrais optimizando buscas e o desempenho geral da rede. É conhecida principalmente no programa Shareaza. Recebeu críticas quando foi criada pelos criadores da Gnutella original.

Em seguida mostrarei alguns exemplos de programas P 2P utilizados em Linux.

Limewire


Download



Amule



Download


Azureus



Download




corrector automático a funcionar no OpenOffice

Como por o corrector automático a funcionar no OpenOffice

Em primeiro lugar é preciso descarregei o ficheiro dic_pt_20050707.zip dos endereços:
http://pt.openoffice.org/l10n/dicionario/dic_pt_20050707.zip
http://ooo.paradigma.pt/work/vd/Dicionario/dic_pt_20050707.zip


Em seguida copiei o ficheiro pt_PT.zip para o sub-directório de instalação do OpenOffice. /user/wordbook/ e descomprima o ficheiro (unzip).No mesmo directório existe um ficheiro com o nome dictionary.lst ,se não existir, é preciso cria-lo , abra-o com um editor de texto e introduza uma linha com o seguinte teor: DICT pt PT pt_PT


Depois já com o ficheiro criado e guardado tive que ir pela linha de comandos para copia-la para o destino requerido,como esta exemplificado na figura em baixo.Devo dizer que tive alguns problemas.



Na figura seguinte vemos já a pasta no local correcto.


Depois destes prdecimentos bre-se o OpenOffice e no menu Tools > Options > Language Settings > Languages escolhi:Português (portugal) na caixa Default Language for Documents
Também no menu Tools > Options > LanguageSettings > WritingAids primi "Edit" (tecla do topo, ao lado de available language modules e utilizei a lista pendente para seleccionar o idioma, neste caso Português (Portugal).
Após ter terminado, certifiquei-me que seleccionei, também, no menu ainda visível (no quadro available language modules), a caixa MySpell Spell Checker para este idioma.

Depois disto já esta pronto a começar a utilizar o corrector ortográfico

Jogos Educativos

Bom dia a todos. . .

Bem este mes vamos falar num separador no menu K, separador que tem de nome Edutainment (Educação). Nesse separador depois de carregarmos aparecem mais tres separadores e dois programas. Separadores que passo aqui a descreve-los:


Languages:

→Hangman Game

→Latin Reviser

→Learn Alphabet

→Vocabulary Trainer

→Vocabulary Trainer ( Kword Quiz )

→Letter Order Game

→Japanese Reference/Study Tool

→Study Spanish VerbForms



Vou aqui descrever dois destes programas:

Hangman Game : Este programa na verdade é um jogo o simples e velhinho jogo da forca. Neste jogo aparecem varias paisagens e nos temos que acertar na palavra, vamos dizendo letras e sempre que errarmos na letra a forca vai-se construindo. Até termos a forca completa e o bonequinho la enforcado.




Letter Order Game: Neste jogo educativo aparece um quadro com uma palavra, mas essa palavra tem as letras todas trocadas.
O que temos que fazer é escrever a palavra de forma correcta numa barra que nos aparece em baixo. Assim sucessivamente.







Mathematics:

→Exercise Fractions

→Exercice Percentages

→Logo Programming Environment

→Interactive Geometry

→Mathematical Function Plotter







Exercise Percentage:

Aqui temos que acertar na percentagem correcta. Aparece-nos um quadro com o seguinte exemplo ( 10% of ___ = 160 ) temos que acertar no numero que faz com que 10% de X seja 160.




Teaching:

→ Test & Exames

→ Test & Exams Editor

→ Geography Trainor

→ Touch Typing Tutor

→ Vocabulary Trainer

→ Simon Says Game






Geography Trainor: Bem este é o programa que eu gosto mais. Um treinador de Geografia mas um treinador muito bem criado. Primeiro mal abrimos o Programa temos que escolher uma Zona ( Europa, Asia, America etc... ) depois de escolhermos a Zona escolhemos o numero de perguntas a que queremos responder.

As perguntas sao sobre cidades paises tudo sobre Geografia.



E por último:

→Desktop Planetarium

→Periodic Table of Elements



Nestes últimos programas vou falar do que toda a gente conhece a Periodic Table of Elements ( Tabela Periodica ).Aqui temos todos os quimicos todos os elementos etc e tal..



=D



Trabalho Realizado por: Antonio Pinhal nº 2

Daniel Martins nº6